As fakes news são, atualmente, um dos principais temas que preocupam a sociedade, quase todo assunto é absorvido pelas redes de notícias falsas que propagam absurdos na internet. E o uso da energia elétrica não escapou dessas práticas criminosas, existem muitas mentiras por aí sobre eletricidade, que saber o que é Real e o que é Fake?
Não se deve colocar alimentos quentes na geladeira
Real. O motor da sua geladeira terá que funcionar mais quando for preciso resfriar o conteúdo que está dentro dela. Portanto, o consumo será maior, pois um alimento quente exigirá que o motor funcione por mais tempo.
220v gasta mais que 110v
Fake. Não há diferença significativa no consumo de energia entre um aparelho 220v ou 110v. No entanto, é sempre importtante estar atento para não ligar um aparelho 110v em uma tomada 220v, e vice-versa, pois isso pode causar a queima.
Secar roupa atrás da geladeira aumenta o consumo
Real. O hábito de secar roupas atrás da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo.
O modo stand-by não consome energia
Fake. O modo stand-by de um equipamento indica que ele está consumindo o mínimo de energia, para mantê-lo em condições de ser rapidamente acionado, quase como um ladrão silencioso de energia elétrica.
Linhas de alta tensão causam câncer
Fake. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acompanha todas as pesquisas realizadas sobre os efeitos de campos eletromagnéticos, e até agora não constatou valores que possam ser prejuciais para o corpo humano.
O uso de benjamim (T) aumentam o consumo
Fake. O consumo de energia não aumenta e também não diminui com o uso do benjamim. No entanto, pode comprometer a segurança das instalações, ja que toda tomada é projetada para uma determinada corrente.