O rompimento de cabos é um tipo de ocorrência relativamente comum na rotina de uma distribuidora de energia elétrica. Nossas redes se estendem por vastas localidades e estão à mercê das condições naturais, o clima por exemplo, sem falar nas outras ameaças e perigos, como o choque de veículos e tudo isso ajuda a explicar a recorrência com que alguns elementos da rede elétrica são danificados.
Se existe um serviço de primeira necessidade em qualquer localidade, seja ela urbana ou rural, é a iluminação pública. Quase todo mundo já passou pela experiência de circular por uma via escura, o que é no mínimo desagradável, somos tomados por uma sensação de insegurança e vulnerabilidade, não apenas os pedestres, mas quem dirige também.
Hoje nós queremos conversar com você sobre um “mal”, ou como preferimos chamar, “transtorno” necessário. Estamos falando dos desligamentos programados, aquelas ocasiões em que, nós da CERIM interrompemos o fornecimento de energia por alguns minutos ou horas, em virtude da necessidade de reparos ou manutenção na rede elétrica.
Se tem algo que representa a relação entre a CERIM e os seus consumidores é o ponto de medição, popularmente conhecido como padrão de entrada, PL ou poste padrão. São vários nomes para se referir ao conjunto de componentes que formam a estrutura pela qual a energia elétrica entra na sua casa.
Furto de energia e ligações clandestinas, popularmente conhecidos como gatos, são práticas perigosas, uma ameaça à vida, além de ilegais, o Código Penal prevê até oito anos de prisão para esses crimes, que são problemas recorrentes na rotina das distribuidoras de energia e não diferente com a CERIM, constantemente localizamos esse tipo de prática na nossa rede.