Na quinta-feira, 17, antes das 6h da manhã, geramos um pisca na rede de distribuição de nossa Subestação Castelo Branco, a fim de transferir a carga desta para a Subestação RAPOSO TAVARES, mantendo todos os nossos clientes energizados, esta providência foi necessária para que pudéssemos realizar obras de melhorias na Subestação CASTELO.
Durante o período desse desligamento, previsto para terminar às 13h, ocorreram alguns piscas/falhas momentâneas, detectados nos Ramais 1, 2 e 3, culminando com uma falta de energia às 8:28h, com duração de 20 minutos.
Por volta das 13h, demos início ao processo de recomposição da rede, ou seja, voltar a alimentar a Subestação CASTELO BRANCO pelo seu fluxo natural, realizamos este procedimento com sucesso para o Ramal 3, o que gerou um pisca, o que é uma situação natural nesses casos. Quando iríamos completar toda carga agora transferindo o Ramal 1 Subestação CASTELO BRANCO, houve uma falha na rede da CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz que atende nossa Subestação RAPOSO TAVARES, onde o jumper (conexão) de uma das fases se rompeu, gerando uma FALTA DE FASE permanente para toda nossa Subestação RAPOSO TAVARES.
Em função deste evento, além dos consumidores do ramal 1, todos os consumidores dos ramais 2, 5 e 8, também ficaram sem energia, esta paralisação perdurou por 12 minutos, das 12:58h às 13:10h.
Diante deste fato e a fim de não prejudicar os consumidores envolvidos, transferimos toda a carga da Subestação RAPOSO TAVARES para a Subestação CASTELO BRANCO, deixando todos os nossos consumidores com energia.
Em ato contínuo abrimos reclamação junto a CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz, para correção da falha na conexão da rede deles. Às 15:30h uma das equipes da CPFL chegou em nossa Subestação Raposo Tavares, tendo finalizada a correção do problema às 16:10h. Uma vez disponível a fonte de nossa subestação RAPOSO, precisaríamos gerar mais um pisca na rede, para transferir novamente a carga para esta, e restabelecer a condição normal de operação. Para minimizar os impactos aos consumidores que seria causado por esse pisca, programamos e realizamos a transferência às 17:30h, tendo nesse momento obtido a condição natural de operação, e que garante melhores níveis de tensão e continuidade a todos os nossos consumidores, tanto os atendidos pela SE RAPOSO, como os atendidos pela SE CASTELO BRANCO.
Julgamos importante frisar que provavelmente as falhas percebidas na rede da CERIM neste dia, se deram em função desta conexão da CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz, que já estava com problemas e que veio a ter sua falha permanente por volta das 13h.
Finalizando lembramos que 29/10/2020 através da carta GER REG 0101/2020 já denunciávamos a CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz esta situação, todavia até o momento a mesma não se manifestou. Já estamos avaliando reiterar esta correspondência acrescendo sobre o ocorrido nesta data.