Furto e fraude de energia são práticas diferentes, mas as duas causam prejuízos para as distribuidoras de energia elétrica, e aos consumidores que estão em dia com o pagamento de suas faturas.
O furto acontece quando alguém faz uma ligação irregular na rede e consome energia sem autorização da distribuidora.
A fraude se caracteriza por alterações feitas para desviar ou deixar de registrar o consumo, essas alterações são feitas no medidor de energia.
Além de responder legalmente, quem realiza fraudes e furtos prejudica a Cerim e todos os consumidores, além de colocar sua própria segurança em risco.
Fraudes de energia na área de atuação da Cerim são comuns, por isso temos equipes especializadas em inspeções para identificar essas irregularidades, fiscalizar a ocorrência de furto de energia é uma obrigação da Cerim, quando detectamos fraudes suspendemos o fornecimento de energia, notificamos o infrator e registramos a ocorrência junto às autoridades competentes.
Se você suspeita ou possui informações sobre práticas como essas, entre em contato conosco, através do 0800 770 6280, a denuncia é anônima, não é necessário se identificar.
Vale lembrar que apenas a Cerim pode realizar a manutenção dos medidores de energia, não aceite serviços de pessoas que prometem reduzir o consumo através de alterações no medidor, se receber propostas ou abordagens como essa entre em contato conosco e denuncie.