47 anos depois daquela tarde de oito de novembro de 1969, quando um grupo de pequenos produtores rurais se reuniu no antigo prédio da prefeitura de Itu, para a assembleia de fundação de uma cooperativa de eletrificação rural, a Cerim escreve mais um capítulo de sua história, celebrando sua tradição com o lançamento da nova logomarca.
O projeto da nova identidade visual preserva o histórico cooperativista da Cerim, através da manutenção das cores azul, verde e amarelo, o conceito inclui também uma referência ao setor elétrico com o desenho de um poste.
Umas das principais preocupações da equipe responsável pelo projeto foi incluir o patrimônio cultural da região na nova identidade visual, após uma extensa pesquisa sobre a história da região e dos municípios atendidos pela distribuidora, o Morro do Saboó, ponto turístico de São Roque, foi incorporado ao conceito da logomarca, através de um desenho que faz remissão às formas do morro.
O morro do Saboó em São Roque, ponto turistico da região agora imortalizado em nossa identidade visual
O projeto trás ainda o slogan A energia da nossa gente, frase escolhida pelo presidente Reynaldo Madureira, que resume a “missão” da Cerim, enquanto cooperativa de eletrificação, ser a energia da nossa gente, a gente das áreas rurais de Itu, Mairinque, Araçariguama, Cabreúva, Alumínio, Sorocaba e São Roque.
A implantação da nova logomarca irá acontecer gradativamente a partir de 2017, nas faturas, nos uniformes de funcionários, veículos e documentos.
Essa será a terceira logomarca da Cerim, da fundação até 1996 a identidade visual era composta pelo nome da Cerim escrito em forma de lâmpada, com o desenho de um eletricista e de um poste.
Em 1996 ocorreu a primeira mudança de logomarca, os pinheiros, símbolo mundial do cooperativismo, passou a compor nossa identidade visual, permanecendo por exatos 20 anos.