Na sexta-feira, 22, a E.M.E.F. José Jesus Paes, no bairro Figueiras em Alumínio, recebeu a etapa 2019 do CERIM na Minha Escola, mais de 170 alunos participaram das atividades, na ocasião as atividades foram realizadas com as quatro turmas de ensino infantil, o restante das turmas haviam participado das atividades anteriormente, no dia 5 de novembro.
O projeto que nasceu em 2018, e em 2019 já passou por 8 escolas, esse ano tem como tema principal a diminuição do lixo descartável, como copos e sacolinhas, além de abordar outros temas como o consumo responsável de energia elétrica, o uso e o descarte correto de lâmpadas e a preservação da vida marinha no planeta.
A edição desse ano, passou por 10 escolas, todas dentro da área de atuação da CERIM, nos municípios de Alumínio, Araçariguama, Itu e Mairinque, foram mais de 80 turmas e quase 2.500 alunos participantes ao longo de 1 mês e meio de atividades.
As escolas participantes foram, em Alumínio a José Jesus Paes, em Araçariguama a Rosalina Silvestrini Bonifácio, em Itu a unidade do Camping Santa Fé e a E.M.E.F.I Márcio João Arruda, e em Mairinque a Patrícia Pezzota, a NeuNeuza Maria Bertoncello, as E.M.E.F’s dos bairros Crystal e Mato Dentro, e a Sarah Mazzeo Alves, a maior das dez escolas, com mais de 700 alunos.
Os temas foram abordados em ciclos de palestras ministradas por quatro mobilizadores do projeto, que também são colaboradores da CERIM, são eles Anderson Luiz de Melo, Gisele Cristina Novaes, Jorge Wilson Viana e Natália Pinho da Silva.
Ao final das palestras, cada aluno da escola recebe um kit, com algumas guloseimas e um brinde especial, desenvolvido especialmente para o projeto, trata-se de um copo plástico reutilizável, com proteção antibacteriana e livre de BPA, substância cancerígena existente nas maioria dos utensílios plásticos.
“Acreditamos no potencial transformador da educação, 2019 se encerrou, mas já estamos trabalhando na etapa 2020”, diz o presidente Reynaldo Madureira Alves.