Já é quase inverno, e além da queda nas temperaturas, essa época pode trazer um aumento no valor da conta de luz se não nos atentarmos para as práticas de consumo de energia elétrica. Por isso, nós separamos algumas dicas de economia, especialmente para esses meses mais frios.
Chuveiro
O importante é controlar o tempo do banho, e prefira o modo morno do seu chuveiro, pois ele pode ser o suficiente para você aquecer a água mesmo no inverno, gastando menos energia.
Lavagem de roupas
Sempre utilize a capacidade máxima da sua máquina de lavar e uma quantidade menor de sabão em pó, assim não será preciso ativar a função de enxágue extra. Não use água quente, pois a temperatura normal já é capaz de limpar suas roupas de forma adequada.
Deixe a luz do sol entrar
Use e abuse da iluminação natural. A decoração do seu imóvel também pode ajudar na economia. Isso porque a luminosidade tem um reflexo maior em paredes e tetos de cores claras.
E não deixa a luz acesa em ambientes onde não há ninguém.
Cuidados com o aquecedor
Não deixe o aquecedor ligado em ambientes sem ninguém. E analise se o tamanho e a potência do seu aparelho estão realmente adequados ao espaço que você quer aquecer, usar um aquecedor pequeno em um cômodo grande pode gastar muita energia e o aparelho não vai esquentar o local satisfatoriamente.
Prefira aquecedores com timer, para que desliguem quando o quarto já estiver aquecido. Deixá-los funcionando é desperdício de eletricidade.
Geladeira
Evite abrir a porta da geladeira à toa, pois o ar quente entra e o motor do equipamento é obrigado a gastar mais energia para resfriá-la novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez. E não guarde alimentos em recipientes quentes, isso aumenta o consumo de energia.
E lembre-se de verificar se a borracha da porta da geladeira está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.