É provável que você, consumidor da CERIM, tenha sofrido com os vários piscas ocorridos ao longo das últimas semanas, aquelas situações em que o fornecimento de energia é “interrompido” por alguns segundos e então é reestabelecido, e a CERIM lamenta muito, pois com toda certeza não reflete o que esperamos no funcionamento de nosso sistema elétrico.
Esses “piscas” ou falhas momentâneas, faltas de energia com duração inferior a 3 minutos, podem ser de origem interna, responsabilidade da CERIM, ou externa, responsabilidade da nossa supridora, CPFL PIRATININGA.
Esses “piscas” das últimas semanas foram na sua grande maioria de origem externa, situações em que a CERIM não tem o que fazer, a não ser cobrar explicações e melhorias de sua supridora de energia, o que sempre foi feito e novamente será feito.
Da mesma forma que nos é exigida qualidade/estabilidade no fornecimento de energia elétrica para nossos consumidores, e somos cobrados por isso, a CPFL PIRATININGA também tem a mesma responsabilidade para conosco e para todos os seus consumidores.
Destaca-se que quando nosso sistema elétrico sofre “piscas” de origem externa, todos os consumidores da CPFL atendidos por esse mesmo alimentador também sofrem esses piscas.
Importante lembrar ainda que os “piscas” externos podem ter origem em sistemas externos ao da própria CPFL, como geração e transmissão de energia.
Com relação aos “piscas” de origem interna e, portanto, de responsabilidade direta da CERIM, informamos que eles são provocados ou por atuação de algum equipamento de proteção de nosso sistema elétrico, ou pela realização de manobras na rede elétrica.
A atuação de um equipamento de proteção, no nosso caso religadores automáticos, acontece sempre que um defeito permanente ou transitório ocorre no sistema elétrico. Esses defeitos podem ser gerados a partir de descargas atmosféricas, contato de vegetação com a rede, contato entre cabos provocado pela ação do vento, acidente causado por terceiros, etc., e uma vez atuando no sistema elétrico, o equipamento de proteção interrompe a energia por alguns segundos, e quando religado automaticamente, se o defeito ou falha não existir mais na rede, o fornecimento de energia continuará sem falhas, e nessa condição evitaremos uma falta de energia permanente, na ausência deste dispositivo automático, teríamos a queima de um fusível de uma chave mecânica da rede elétrica, tendo que deslocar uma equipe até o local.
Nos últimos anos, a CERIM vem investindo fortemente na melhoria e expansão de suas redes elétricas, em especial seus alimentadores (redes principais). Esses investimentos proporcionaram a interligação elétrica de suas subestações, possibilitando a transferência de carga de uma subestação para outra. Nesse atual modelo, sempre que sofremos com falta de energia em alguma subestação, falta externa programada ou não programada, ou até mesmo temos a necessidade de realização de algum desligamento interno de nosso sistema, seja para manutenção corretiva/preventiva ou mesmo ampliação, realizamos a transferência de carga de uma subestação/alimentador para outro, ou seja, mudamos a fonte de energia elétrica que atende nossos consumidores. Tal recurso evita que nossos consumidores sofram com falta de energia, porém é necessário que eles sofram esses “piscas”, pois sem eles não conseguimos fazer as manobras.
Independentemente da origem do “pisca” ser interno (CERIM) ou externo (SUPRIDORA), sabemos que vários deles são provocados pelo contato de galhos ou outros “corpos” estranhos com a rede elétrica (animais por exemplo), e nunca é demais lembrar, nossa rede está localizada em área rural, rodeada pela fauna e pela flora, logo o número de possíveis “ameaças” é muito maior do que aquelas que existem numa área urbana, na cidade a quantidade de árvores e animais é consideravelmente menor.
A gente sabe o quanto esse tipo de situação é desagradável e lamentamos muito pelos transtornos causados, reforçando que quando optamos pela manobra, estamos escolhendo entre “interromper” o fornecimento de energia por alguns segundos ou deixar os consumidores por horas no “escuro”.
Sobre as árvores, nós temos um compromisso constante com a limpeza dos entornos da rede, dispomos de uma equipe de podas que dedica sua rotina diária especialmente ao corte/poda de galhos que representem uma ameaça ao sistema elétrico, lembrando ainda que contamos com o apoio de todos nossos consumidores, não plantando árvores sob a rede de distribuição, e a menos de 10 metros da mesma.