Se o clima chuvoso pode prejudicar o fornecimento de energia por conta da queda de raios, os meses mais secos também trazem uma ameaça para a rede elétrica. A diminuição das chuvas, entre abril e setembro, torna o clima ideal para a proliferação de queimadas.
E nas áreas rurais como a nossa, as queimadas são ainda mais comuns. Muita gente (muita gente mesmo) é adepta da prática, em especial depois de realizar limpezas em quintais e terrenos.
Queimadas são prejudiciais, contaminam a atmosfera, afetam a qualidade do ar, sendo um mal para a saúde de todos, e como se não bastasse, são perigosas, podem evoluir para incêndios de grande proporção, danificando o solo, a fauna e a flora e também a rede elétrica.
É comum que nessa época do ano, as distribuidoras de energia tenham de lidar com casos de interrupção no fornecimento de energia causadas por queimadas ou incêndios, por essa razão alguns cuidados são importantes:
Não jogue pontas de cigarro acesas, uma faísca é o suficiente para causar um grande estrago.
E ao acender uma fogueira, sempre apague as cinzas com água, assim você garante que o vento não espalhará as possíveis brasas restantes.
E lembre-se, queimada é crime.