Na sexta-feira, 10, recebemos a informação a respeito de uma queimada na lixeira pública do bairro São José, em Mairinque, próximo à torre de telefonia. As imagens abaixo impressionam pela altura da fumaça e do fogo, e mostram um tipo de episódio que é comum durante essa época do ano. Sobre esse ponto em especial, temos a informação que essa não é a primeira vez que ateiam fogo no lixo depositado neste local.
Nesse caso, a rede não foi comprometida por se tratar de um poste de cimento, no entanto, as altas temperaturas podem danificar os componentes plásticos da rede, como os cabos, por exemplo, mas é importante pontuar, em casos de incêndio nas proximidades de postes de madeira, os danos são muito maiores.
Queimadas no entorno ou sob a rede de distribuição de energia elétrica causam prejuízos de grande monta as distribuidoras e aos consumidores, nas distribuidoras com reparos técnicos e perdas de consumo aos consumidores a interrupção no fornecimento de energia e eventualmente danos elétricos a seus equipamentos, privando-os do uso de destes bens.
Além de prejudicial à rede elétrica, queimadas são um dos grandes males da atualidade, prejudicam o meio ambiente, podem provocar graves acidentes a terceiros e propriedades e pôr fim a quem tem problemas respiratórios.
Sabemos que por vezes, o serviço de coleta de lixo pode não dar conta das necessidades da população, mas ainda assim, queimadas não são a solução ideal, e é sempre importante lembrar, queimada é crime! Denuncie.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTE PARA O BEM COMUM.