Dicas

Pequenos hábitos, grandes mudanças

Demorou pra esquentar, né? O inverno foi embora há mais de um mês e mesmo assim aquele “friozinho” atípico permaneceu, se recusando a ir embora. Quem gosta das temperaturas mais elevadas já não aguentava os termômetros em baixa.

 

Entre outros fatores, essa persistência do frio foi causada pelas mudanças climáticas provocadas pelo uso irresponsável dos recursos naturais e o desrespeito ao meio ambiente.

 

Desde o começo dos anos 2000 é comum ouvir que  nós somos a última geração capaz de salvar o planeta e garantir o futuro das próximas gerações. A responsabilidade está em nossas mãos e diretamente ligada ao consumo de energia.

 

As mudanças climáticas têm provocado longos períodos de estiagem que afetam o volume de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, obrigando o uso de outras fontes de geração ainda mais prejudiciais para o planeta e impactando no valor da sua conta de energia.

 

Como dissemos acima, a responsabilidade é nossa e pequenos hábitos podem ajudar:

 

  • Saiu do ambiente? Apague a luz. Não deixe lâmpadas acesas em lugares onde não há ninguém.
  • As temperaturas subiram! Não há desculpa pra permanecer com o chuveiro na posição Inverno, ele é um dos grandes vilões do consumo.
  • Percebeu que está com sono? Desligue a TV, dormir com o aparelho ligado é desperdício.
  • A parte traseira da sua geladeira não é varal, logo, não deve ser usada pra secar roupas.
  • Vai passar roupa? Acumule o máximo de peças possível e passe todas de uma vez, sempre se atentando para a temperatura do ferro, alguns tecidos podem ser deixados por ultimo e passados com ferro já desligado.
  • E o mesmo vale pra máquina de lavar, certifique-se de que ela vai trabalhar com a capacidade máxima de roupas indicadas pelo fabricante.
  • E sempre que for adquirir um eletrodoméstico ou eletroeletrônico, opte por aqueles com o selo Procel que garante o uso eficiente de energia elétrica. Não sabe o que é o selo Procel? Clique aqui