Hoje nós queremos conversar com você sobre um “mal”, ou como preferimos chamar, “transtorno” necessário. Estamos falando dos desligamentos programados, aquelas ocasiões em que, nós da CERIM interrompemos o fornecimento de energia por alguns minutos ou horas, em virtude da necessidade de reparos ou manutenção na rede elétrica.
A área que atendemos abrange localidades em cinco diferentes cidades e está em constante expansão, desde sempre. Uma região que não para de crescer e nossa rede é obrigada a acompanhar esse ritmo e muitas vezes, esse processo de expansão exige que façamos interdições que representam interrupção no fornecimento de energia.
Além desse cenário de ampliação, assim como quase tudo na vida e no mundo, a rede elétrica precisa de manutenção, como o corpo humano, que necessita de consultas rotineiras com médicos, ou um carro que deve passar por revisões periódicas, toda a estrutura que leva a eletricidade para a sua residência precisa desse check-up e por motivos de segurança o fornecimento de energia é desligado.
Nessas ocasiões de desligamento programado, realizamos a troca de postes e cabos, podas em árvores ou outros procedimentos que visam garantir a saúde da rede elétrica.
É importante dizer que, sempre que identificamos a necessidade de uma manutenção desse tipo, nosso departamento técnico inicia uma rotina de preparo que visa, principalmente, informar nossos consumidores, via SMS, e-mail e em nosso site, com uma antecedência mínima de 72 horas. Tudo é pensado para diminuir o impacto desse transtorno necessário.